Sistema simples e funcional para administrar seu consultório
odontológico, clínica, salão de beleza e muito mais!

A plataforma descomplica a gestão de sua empresa. Além do sistema de agendamento integrado, o software organiza tudo e você ganha tempo para colocar seu talento em prática.

Voltar para a home

Clínica veterinária: 5 erros para evitar na hora de abrir a sua

22 outubro 2018

Segundo o IBGE, o Brasil tem uma população de mais de 130 milhões de animais de estimação. Além disso, é cada vez maior o número de pessoas que consideram seus pets como membros da família, dividindo até mesmo suas próprias camas com os bichinhos!

Essa mudança de comportamento dos donos fez com que o segmento de pet shops e clínicas veterinárias resistisse bravamente à crise econômica no Brasil.

Se você tem o sonho de entrar nesse mercado que faturou quase 20 bilhões de reais só em 2017, veja a seguir quais são as 5 principais coisas que jamais deve fazer na hora de abrir uma clínica veterinária:

 

  1. Não ter um plano de negócios

Antes de qualquer coisa, é preciso ter um bom planejamento.

Saiba que é perfeitamente normal não possuir tanto capital na hora de abrir uma empresa. E é por isso mesmo que o seu plano de negócios precisa ser o mais detalhado, planejado e realista possível, para não dar margem para erros.

Neste link tem um passo a passo completo feito pelo Sebrae ensinando você a elaborar o seu e ter sucesso com a sua clínica veterinária desde o início.

 

  1. Escolher mal a localização da sua clínica veterinária

A escolha do “ponto” vai influenciar muito no sucesso da sua clínica. Faça uma boa pesquisa sobre onde você quer montar a sua. Nela você deve incluir não apenas a quantidade de pets na região, mas também um perfil completo do estilo de vida dos seus donos, os tipos de imóveis e estabelecimentos nas proximidades.

Esses dados vão ajudar muito na hora de definir o modelo de clínica que vai funcionar melhor em cada local, pois identificam quem são as pessoas dispostas a consumir seus produtos e serviços.

 

  1. Não investir em especialização

Clínica veterinária: 5 erros para evitar na hora de abrir a sua

Levando em conta que existem cerca de 200 cursos de Medicina Veterinária sendo ministrados no Brasil, chegamos a um total de aproximadamente 8 mil novos veterinários no mercado por ano, se cada faculdade formar 40 alunos.

Isso significa que você precisa dar um jeito de se destacar. 

E especialização é a chave para você se tornar uma referência na sua área de atuação e conquistar cada vez mais clientes, visto que eles estão sempre em busca de atendimento especializado.

Quando você investe em especialização, ganha autoridade e destaque na área por ter um diferencial no mercado. Para um profissional de medicina veterinária, é ainda mais importante estar sempre investindo em conhecimento, dados os avanços constantes e novas descobertas científicas!

É também legal priorizar não somente os cursos que acrescentam profissionalmente, mas aqueles em que você sinta prazer em fazer.

 

  1. Deixar de lado os processos

No dia a dia da empresa, devem existir processos, ou seja, uma sequência de ações que precisam ser realizadas em prol do cumprimento das obrigações da equipe e da satisfação dos clientes.

Por exemplo: o que deve ser feito quando um cliente liga, marcando uma consulta? Ter um processo significa saber qual é o procedimento padrão para lidar com a situação. Não dá para lidar com cada situação de uma forma diferente – isso é sinal de desorganização e da ausência de postura profissional.

Quanto mais simples os processos forem, melhor ainda. E tudo fica mais fácil quando você leva em conta o item a seguir.

 

  1. Ignorar as vantagens da tecnologia

A tecnologia hoje não é somente essencial, mas representa um diferencial competitivo para qualquer empresa.

Então, é importante que um software como o Clinsoft integre o seu plano de negócios desde o começo.

O Clinsoft é uma solução incrível que funciona como o seu braço direito na gestão da clínica veterinária, com dois tipos de agenda online, envio automático de lembrete de agendamento, app exclusivo, controle financeiro, fiscal e de estoque, backup automático e vários outros benefícios.

Tudo isso e muito mais para que você e a sua equipe tenham tempo pra se dedicar a outras tarefas, à atualização profissional e a fazer o que mais amam. ❤

Se você achou que vale a pena, que tal agendar aqui mesmo uma demonstração grátis só para ver como ele funciona?

Por hoje é só, mas se curtiu o post, compartilhe para inspirar mais pessoas! Tenha um ótimo dia e vejo você no próximo.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of