Segundo o IBGE, o Brasil tem uma população de mais de 130 milhões de animais de estimação. Além disso, é cada vez maior o número de pessoas que consideram seus pets como membros da família, dividindo até mesmo suas próprias camas com os bichinhos!
Essa mudança de comportamento dos donos fez com que o segmento de pet shops e clínicas veterinárias resistisse bravamente à crise econômica no Brasil.
Se você tem o sonho de entrar nesse mercado que faturou quase 20 bilhões de reais só em 2017, veja a seguir quais são as 5 principais coisas que jamais deve fazer na hora de abrir uma clínica veterinária:
Antes de qualquer coisa, é preciso ter um bom planejamento.
Saiba que é perfeitamente normal não possuir tanto capital na hora de abrir uma empresa. E é por isso mesmo que o seu plano de negócios precisa ser o mais detalhado, planejado e realista possível, para não dar margem para erros.
Neste link tem um passo a passo completo feito pelo Sebrae ensinando você a elaborar o seu e ter sucesso com a sua clínica veterinária desde o início.
A escolha do “ponto” vai influenciar muito no sucesso da sua clínica. Faça uma boa pesquisa sobre onde você quer montar a sua. Nela você deve incluir não apenas a quantidade de pets na região, mas também um perfil completo do estilo de vida dos seus donos, os tipos de imóveis e estabelecimentos nas proximidades.
Esses dados vão ajudar muito na hora de definir o modelo de clínica que vai funcionar melhor em cada local, pois identificam quem são as pessoas dispostas a consumir seus produtos e serviços.
Levando em conta que existem cerca de 200 cursos de Medicina Veterinária sendo ministrados no Brasil, chegamos a um total de aproximadamente 8 mil novos veterinários no mercado por ano, se cada faculdade formar 40 alunos.
Isso significa que você precisa dar um jeito de se destacar.
E especialização é a chave para você se tornar uma referência na sua área de atuação e conquistar cada vez mais clientes, visto que eles estão sempre em busca de atendimento especializado.
Quando você investe em especialização, ganha autoridade e destaque na área por ter um diferencial no mercado. Para um profissional de medicina veterinária, é ainda mais importante estar sempre investindo em conhecimento, dados os avanços constantes e novas descobertas científicas!
É também legal priorizar não somente os cursos que acrescentam profissionalmente, mas aqueles em que você sinta prazer em fazer.
No dia a dia da empresa, devem existir processos, ou seja, uma sequência de ações que precisam ser realizadas em prol do cumprimento das obrigações da equipe e da satisfação dos clientes.
Por exemplo: o que deve ser feito quando um cliente liga, marcando uma consulta? Ter um processo significa saber qual é o procedimento padrão para lidar com a situação. Não dá para lidar com cada situação de uma forma diferente – isso é sinal de desorganização e da ausência de postura profissional.
Quanto mais simples os processos forem, melhor ainda. E tudo fica mais fácil quando você leva em conta o item a seguir.
A tecnologia hoje não é somente essencial, mas representa um diferencial competitivo para qualquer empresa.
Então, é importante que um software como o Clinsoft integre o seu plano de negócios desde o começo.
O Clinsoft é uma solução incrível que funciona como o seu braço direito na gestão da clínica veterinária, com dois tipos de agenda online, envio automático de lembrete de agendamento, app exclusivo, controle financeiro, fiscal e de estoque, backup automático e vários outros benefícios.
Tudo isso e muito mais para que você e a sua equipe tenham tempo pra se dedicar a outras tarefas, à atualização profissional e a fazer o que mais amam. ❤
Se você achou que vale a pena, que tal agendar aqui mesmo uma demonstração grátis só para ver como ele funciona?
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