Sistema simples e funcional para administrar seu consultório
odontológico, clínica, salão de beleza e muito mais!

A plataforma descomplica a gestão de sua empresa. Além do sistema de agendamento integrado, o software organiza tudo e você ganha tempo para colocar seu talento em prática.

Voltar para a home

4 atitudes para melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa

28 setembro 2018

A verdade é que o conceito de “ambiente de trabalho perfeito” é relativo. O que existe na prática são ambientes com uma cultura adequada e elementos propícios para que todos tenham um alto índice de produtividade.

Mas para que uma empresa apresente bons resultados, o ambiente de trabalho deve ser no mínimo agradável e os colaboradores precisam estar felizes.

Aprenda agora com a gente 4 maneiras de melhorar o ambiente de trabalho da empresa, mais uma dica bônus para quem ler até o final.

  1. Saiba onde estão os principais problemas

Antes de tomar qualquer medida, você precisa saber quais são as questões a serem resolvidas, concorda? Às vezes, você na posição de gestor ou gestora, não consegue enxergar algumas situações pelas quais os colaboradores passam. Isso vai desde uma cadeira desconfortável até mesmo cenários mais sérios, como assédio.

Por isso, é importante que você converse com a sua equipe deixando clara uma abertura para eles serem honestos sem medo sobre o que deve melhorar no ambiente de trabalho.

 

  1. Envolva os colaboradores na tomada de decisões

Uma forma da equipe se sentir valorizada é fazer com que eles também participem das decisões. Peça a opinião deles sobre um projeto, um cliente ou uma situação do cotidiano de vocês.

Também é importante que eles sintam-se confortáveis ao dar feedback sobre as suas atitudes de liderança – a comunicação, a franqueza e o trabalho em equipe são uma pirâmide. Aprenda a aprender com os seus colaboradores.

 

  1. Incentive encontros sem relação com o trabalho

Uma pesquisa realizada no ano passado, concluiu que a satisfação do colaborador pode aumentar em até 50% quando ele trabalha próximo de amigos e seu envolvimento com as tarefas diárias fica 7 vezes maior.

Isso significa que promover a socialização e a construção de vínculos entre a equipe pode render frutos muito positivos. Falar de outras coisas além do trabalho durante um happy hour, uma pizza ou um almoço, faz com que todos se aproximem de um jeito mais natural e menos corporativo.

E claro, é muito legal também você se envolver nesses encontros informais.

  1. Preste atenção em comportamentos tóxicos

Energias e atitudes constantemente negativas são contagiosas e podem influenciar o desempenho da empresa como um todo.

Vale avaliar quais são as circunstâncias desse tipo de comportamento, se ele é algo recorrente ou pontual, e talvez colocar na balança os prós e os contras da posição daquele colaborador. Será que vale a pena manter alguém assim?

 

Dica bônus: use a tecnologia a favor da empresa

Ter ferramentas úteis e atualizadas para que todos façam as suas tarefas satisfatoriamente é essencial, e a tecnologia hoje dá muitas soluções para isso.

O Clinsoft, por exemplo, é uma ferramenta muito prática e simples, com uma interface intuitiva e com um preço que você com certeza vai gostar. Perfeito para uma clínica, um pet shop, uma barbearia e para quem oferece serviços em geral estar sempre organizado.

Agende aqui uma demonstração gratuita do Clinsoft sem compromisso e veja como a sua empresa pode se tornar muito mais centralizada e produtiva.

Você gostou das dicas de hoje? Então compartilhe e até o próximo post!

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of