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O que faz um cliente nunca mais voltar?

14 dezembro 2018

Muitas vezes o empreendedor não sabe, mas a equipe adota uma postura que espanta clientes do estabelecimento. Já parou para pensar que o que faz um cliente nunca mais voltar tem tudo a ver com despreparo?

A Clinsoft separou algum motivos para você refletir e depois compartilhar com seus colaboradores para que isso não aconteça mais.

Venha com a gente neste último texto do Blog em 2018. Mas, não se preocupe, porque em 2019 tem muito mais informação por aqui 👊.

  • Despreparo e “simpatia” exagerada

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), o cliente não volta porque o atendimento não atingiu as expectativas dele e muitas vezes isso não significa ser ofensivo, mas exagerado.

É preciso fugir de clichês. Jargões, mentiras ou falar demais podem atrapalhar o sucesso da venda. A sinceridade é muito mais bem vista e aceita pelos clientes do que uma simpatia exagerada, que soa como falsidade.  Simpatia é importante, mas deve ser usada sempre com moderação.

  • Não respeitar o tempo do cliente

Esse outro erro corriqueiro que acaba com a possibilidade não só de conquistar um cliente, mas de fazer com que ele ao menos conheça o que seu empreendimento oferece!

A cena você já sabe: alguém namorando a vitrine. Sem hesitar e feito predador, o vendedor corre até lá e pergunta se pode ajudar. O possível cliente pode entender a atitude como invasiva demais e soltar a clássica “só dando uma olhadinha”.

O que faz um cliente nunca mais voltar?

As pessoas querem tomar a decisão de compra sozinhas. A abordagem antes da hora pode acabar com a venda.  Uma dica é orientar os colaboradores a domarem a ansiedade e esperar pelo momento certo de falar com o cliente.

LEIA TAMBÉM: 3 dicas imperdíveis para quem quer abrir um negócio de saúde ou beleza

  • Ignorar a queixa do cliente

Trabalhar com pessoas exige delicadeza. Algumas medidas e cuidados são essenciais, mesmo em horas de insatisfação do cliente.

Se ele reclamar de algo, mesmo que não tenha razão, sua equipe não pode desqualificar a queixa.  No ato do pagamento, no momento de uma troca, ou na hora de uma reclamação no pós-venda, empatia e educação fazem parte da postura determinante para que você o conquiste ou o perca de vez.

Errar nessa hora pode gerar revolta, e em tempos de vida conectada o tempo todo, trazer problemas para a sua marca, já que apenas alguns cliques separam o cliente de fazer uma reclamação sua na internet. Fique atento.

Boas festas e até janeiro!

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