Sistema simples e funcional para administrar seu consultório
odontológico, clínica, salão de beleza e muito mais!

A plataforma descomplica a gestão de sua empresa. Além do sistema de agendamento integrado, o software organiza tudo e você ganha tempo para colocar seu talento em prática.

Voltar para a home

O que é preciso saber para abrir uma clínica odontológica?

22 agosto 2018

Você se formou e ainda não decidiu entre abrir sua própria clínica odontológica ou trabalhar em parceria com outro dentista?

Então você precisa saber disso: seja qual for a escolha, o mercado segue aquecido! Segundo pesquisas do Conselho Federal de Odontologia (CFO) – nove a cada 10 brasileiros declararam ser muito importante ir regularmente ao odontologista e 72% costumam ir pelo menos uma vez por ano.

Campo de trabalho não vai faltar. E se você optar por empreender no ramo, anote as nossas dicas e mãos à obra!

Antes de abrir seu consultório, pesquise.

Algumas atitudes podem ser o diferencial competitivo do empreendedor nessa atividade. Conhecer e avaliar o mercado odontológico da região, por meio de pesquisa e monitoramento, é uma delas.

Você pode começar sua pesquisa pela cidade onde quer abrir o consultório. Informações sobre o número de profissionais no local, quais as especialidades e áreas de atendimento são dados estratégicos e podem contribuir para uma rápida formação de clientela e para que você recupere seus investimentos sem demora.

Considere também os aspectos demográficos do município, como a renda per capita, e avalie ainda os custos de instalação e manutenção, para que nem uma surpresa abale o que você desejou.

Defina e não abra mão de um plano de negócios.

Não caia naquela de “pra quem não sabe pra onde ir, qualquer caminho serve”! Abrir uma clínica odontológica requer planejamento para que seu empreendimento não engrosse a estatística das empresas que não sobrevivem aos primeiros anos do negócio.

Segundo o Sebrae-SP, não há uma regra definida ou metodologia única para o desenvolvimento do plano, mas o planejamento das atividades que serão desenvolvidas e a definição de tarefas, responsáveis, prazos e resultados almejados contribui muito para o sucesso da atividade.

O que não pode faltar no seu:

Mercado consumidor, fornecedores e concorrentes, produtos e serviços que serão comercializados ou prestados, a localização da empresa, o processo operacional, o volume de produção ou atividades e uma boa análise financeira.

LEIA TAMBÉM: 4 dicas de organização para clínicas 

Formalização, infraestrutura e capacitação são essenciais.

Para abrir sua clínica, você vai precisar da ajuda de um contador ou profissional da área, de sua confiança. Ele pode orientar você quanto ao melhor enquadramento jurídico, analisando as opções que melhor atendem às suas expectativas e ao perfil do negócio pretendido.

Também fique atento às exigências de órgãos como a Anvisa, aos registros, alvarás e certidões antes de começar. Pode dar um pouco de trabalho no início, mas nunca se esqueça de que lucro ainda é trabalhar dentro da lei!

Invista em equipamentos modernos, dentro do seu ramo de atividade e contrate um bom software de gestão para realizar as tarefas cotidianas, como o agendamento online, os lembretes de retorno e o arquivo correto e digital de documentações como o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.  Isso tornará seu trabalho mais seguro.

E para finalizar, não se esqueça: o atendimento é um item muito importante e pode garantir o sucesso de uma clínica odontológica!

Caso opte por contratar colaboradores, eles devem estar em constante aprendizado, tendo noções de informática, marketing e administração, por meio de cursos de capacitação. Assim você poderá, cada vez mais, ampliar sua área de atuação e garantir a fidelização de seus pacientes.

Aqui tem um post que você também vai gostar de ler: Como a tecnologia pode tornar clínicas odontológicas mais humanizadas

Desejamos sucesso e até a próxima!

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of